sexta-feira, fevereiro 10, 2006

Homenagem aos pais


É impossível agradecer tudo o que vocês fizeram por nós. Após esses anos de faculdade, nesse momento de homenagem, precisamos relembrar todos os esforços feitos e o amor que nos foi dado, desde o início de nossas vidas, para que possamos sentir que estamos agradecendo de uma forma completa. A vocês, que nos ensinaram nossos primeiros passos, nossas primeiras palavras e que nos deram nossas menores e maiores características. A vocês que nos amaram de uma forma incondicional, nos momentos em que menos merecíamos, muito embora mais precisássemos. A vocês que acreditaram em nós, muitas vezes mais do que nós mesmos, que nos acolheram após tantos dias de estudo, que entenderam nossas ausências. A vocês que abdicaram de seus sonhos para que os nossos pudessem ser realizados. É a vocês que dedicamos com todo amor essa vitória. E esperamos, sinceramente, que hoje, nós possamos devolver um pouco do calor, do amor e da confiança que vocês nos depositaram desinteressadamente e sem esforço. Que essa nossa conquista seja o nosso muito obrigado por nos amar demais.
Chrystiane Guedes

Homenagem à Cyntia Helena

Logo no início de nossos atendimentos na clínica, tivemos a tarefa de escolher um de nossos colegas para formar a famosa dupla da faculdade de odontologia, o nosso tradicional atendimento a quatro mãos. No início escolhe-se por afinidade sem saber muito bem o que está por vir nas experiências de tantas clínicas. E acabamos por nos deparar com muitas surpresas que nos foram guardadas. Pois acabamos descobrindo o real significado de uma dupla, que é a união de duas pessoas pela confiança, admiração, respeito e companheirismo. Obrigada pela paciência e compreensão nos dias difíceis. Obrigada pelas vezes em que pude dividir o peso de minhas dúvidas e a felicidade de meus acertos, após tantos estudos teóricos. Você foi muito importante para o complemento dessa formação acadêmica. A você, meu muito obrigada.
Chrystiane Guedes

Uma avenca partindo


“...deixa eu dizer que você cresceu em mim de um jeito completamente insuspeitado, assim como se você fosse apenas uma semente e eu plantasse você esperando ver nascer uma plantinha qualquer, pequena, rala, uma avenca, talvez samambaia, no máximo, uma roseira, é, não estou sendo agressivo não, esperava de você apenas coisas assim, avenca, samambaia, roseira ,mas nunca, em nenhum momento essa coisa enorme que me obrigou a abrir todas as janelas, e depois as portas, e pouco a pouco derrubar todas as paredes e arrancar o telhado para que você crescesse livremente. Você não cresceria se eu a mantivesse em um pequeno vaso mas compreendi a tempo que você precisava de muito espaço...”
Caio Fernando Abreu

Beleza Natural


Há imagens que dispensão qualquer tipo de comentário...

Amor Tudo e Nada


Meu amor não tem o que dizem ser necessário para ser amor.
Meu amor tem apenas um olhar que me transpassa ponta a ponta
Um sorriso que me desarma
Um andar que sabe vir nas horas mais precisas
E gestos, abraços e beijos que me prendem...
Simplesmente.
Chrystiane Guedes

Laços Sanguíneos

Imagine um tema complicado de se falar, uns dizem que escolhemos nossa família, outros que a merecemos e ainda existem os que falam que a família está unida com o propósito de crescimento. Cada um opina com os conhecimentos e princípios que possui. Prefiro pensar que tenho uma família e que esta é um presente divino. Vamos até considerar um presente repleto de surpresas, ás vezes ruins e outras tantas vezes boas. Prefiro pensar que nesse presente existe um recheio muito melhor do que qualquer chocolate e que se chama amor. E diante de tantas coisinhas chatas, tantas doenças, tristezas, desilusões, choros, falta de esperança...o amor acaba por levantar um a um pela mão e indicar o caminho a ser seguido. A família é a base de tudo, do sucesso financeiro, sucesso amoroso, dos relacionamentos, das amizades, do nosso jeito social do dia a dia. Acaba por ser o reflexo dos ensinamentos diretos e indiretos da convivência de cada dia. Tenho a minha família como o apoio de meus pés, e quando esse apoio treme, parece que tudo irá desabar e que não conseguirei continuar a lutar pelos meus sonhos...mas logo, logo como num passe de mágica, o amor une todos novamente e faz com que dêem as mãos e possam caminhar unidos mais uma vez.
Chrystiane Guedes

Importância do que realmente importa

Nunca irei me esquecer da sensação que tive ao tocar o telefone e escutar: - é da casa de Dona Leda? Aqui é da central de transplantes...meu coração pulou pela boca, não sei a razão mas senti que seria naquele dia. A probabilidade de ser era pequena, tantas foram as ligações e logo chegavam as frustrações. Não consigo me lembrar da quantidade de vezes que fomos e voltamos do hospital na esperança de que chegasse o tão esperado dia.
Mas realmente, por um acaso do destino, no dia de São João, 24 de junho de 2005, ela iria nascer novamente, era um presente de Deus, e como diz Dra. Kellen, “presente de Deus não se recusa”. Ao olhar para ela, notei uma imensa felicidade misturada a uma dúvida imensa. Vi em seus olhos um choro baixinho, um choro que me tocou de tal forma que não pude me conter. Nunca me senti tão pequena, tão insignificante. Não podia fazer nada para salva-la desta angústia, e o pior, nada podia fazer para me livrar do meu medo, medo de perdê-la.
Ao deita-la na maca, a vi menor do que costumava ser, teus lábios tão trêmulos, tuas mãos nas minhas, e o teu olhar que parecia implorar por orações, que parecia confiar nas minhas orações para que tudo desse certo. Nunca passei tanto tempo de incertezas, a incerteza de não te ter ao meu lado, de rir para mim, de me abraçar sempre, toda hora, de dizer que me ama, de me desejar todas as noites um tão carinhoso “durma com os anjos”, de acordar com esse lindo sorriso tão inocente e otimista e me desejar um excelente bom dia, de me olhar com um olhar tão acolhedor que é impossível ter vontade de me afastar de você. Enfim, medo de não ter aproveitado o tudo que eu podia ao teu lado. Parei para refletir nas vezes em que dei importância a coisas tão pequenas. Roupas que não serviam, gorduras imaginárias tão valorizadas. Ausência de tempo para pessoas que amo e que são tudo para mim. E tive medo de sentir medo novamente, e por mais que voltasse a valorizar tudo o que não tem importância, naquele momento eu pude ver e experimentar na vida o que realmente importa.

Chrystiane Guedes

Irmã de Sangue e de Coração

Falar dela é uma das tarefas mais difíceis. Mas hoje tomei um litro de coragem e decidi me empenhar, talvez com um pouco mais de inspiração do que nos dias passados. Ela veio como a primogênita, a amada, a linda, a primeira. Ninguém pode dizer que ela não curtiu o seu reinado. Era paparicada por todos e em olhar hoje suas fotos quando menina,seria impossível deixar passar aquela bonequinha de porcelana. O tempo foi passando, ela foi crescendo tendo sempre a responsabilidade e o temperamento forte como marcas principais. A menininha cresceu e se transformou em uma mulher forte e admirável. Seu temperamento forte a destaca onde se encontra, tem seus princípios, suas opiniões e quando fazem pouco do que ela acredita, não pensa duas vezes, chega a agredir para se defender, sei que sem intenção de magoar mas sua personalidade é assim. Lutadora, guerreira, é motivo de orgulho de toda família. Seu nome é doce na boca de quem a ama. A admiração é tanta que é impossível de ser escondida. A sinceridade que é expressada por ela em suas palavras é bonita de se ver, embora muitas vezes temerosa por quem as escuta. Tem um jeito lindo de sorrir, e mais lindo ainda de chorar...Hoje me arrependo das vezes que brigamos por coisas tão fúteis, tão pequenas diante do sentimento que temos uma pela outra. Ela é o meu farol, sigo seus passos, seus exemplos. Nunca vou conseguir ser como ela, mesmo que eu me esforce bastante, porque ela trás dentro de si a maturidade inconsciente de anos de luta. E para ser sincera, não gostaria de ser como ela. Porque se assim eu o fosse, não conseguiria admirá-la tanto. Nossas orações se concentram na felicidade dela. E nada nos deixa mais feliz do que vê-la aos sábados e domingos, por uma pequena câmera, com um sorriso lindo nos lábios e uma expressão de dever cumprido no rosto que confirma que todo esforço valeu a pena e que estamos para sempre em seu coração.
Chrystiane Guedes